Observações

Importante

O Mapa Fiscal não faz auditoria dos dados, é imprescindível que as informações como NCM, EX, CEST, Tipo Item e Natureza da Operação estejam corretas e coerente entre si de acordo com a operação. O uso do dado incorreto irá acarretar em resultados vazios ou tributações incorretas.

Nesta seção ressaltamos os campos abaixo que impactam significamente na consulta, composição e retorno dos cenários

CEST (Para ST)

CEST será obrigatória para apresentação dos resultados da substituição tributária do ICMS (ST). Lembrando que sua utilização é obrigatória ainda que o produto não tenha ST conforme Convênio ICMS 142/2018, sua classificação incorreta ou o não preenchimento resultará em tributações incorretas.

Tipo Item

O tipo Item do produto deverá estar compatível com a operação (Entrada ou Saída), natureza da operação e CNAE, sua classificação incorreta resultará em tributações divergentes ou erros.

Natureza de Operação

Campo chave para identificação da operação como Venda, Compra ou Transferência e deverá estar compatível com a Operação (Entrada ou Saída) e tipo item.

Recomendamos a separação dos produtos da empresa (SKU) como itens de compras e vendas para a correta classificação da Natureza de Operação e tipo item.

CNAE

Identificação da atividade empresarial da empresa como Industrial, Comércio Atacadista ou Varejista por exemplo, utilizado principalmente para o enquadramento dos benefícios fiscais, alíquotas diferenciadas e regras de substituição tributária.

Caso queira poderá utilizar o CNAE genérico para as atividade de industrial, comércio atacadista e varejista conforme segue abaixo:

1111-1/11 - Industrial

2222-2/22 - Comércio Atacadista

3333-3/33 - Comércio Varejista

Simples Nacional

Regras apresentadas normalmente para operações de saída para empresas enquadradas no regime do simples nacional com foco na emissão da nota fiscal. Já para operações de entradas com o destinatário simples nacional a regra será apresentada igual das empresas do regime normal, considerando que não existe Código de Situação da Operação do Simples Nacional (CSOSN) para escrituração no SPED-Fiscal ou EFD Contribuições.

CFOP Deduzido retorno valor 9999 (Erro)

O retorno do resultado com “cfopDeduzido” 9999 significa erro, ou seja, não foi possível mapear o cenário tributário correto. O erro 9999 está relacionado a incoerência entre as informações: "codigoPais", "cnae" do emitente e destinatário; "operacao"; "naturezaOperacao"; "cfop" e "tipoItem". Lembrando que as informações precisam estar corretas entre si.

Exemplo: não posso ter uma operação de saída com CNAE de Comércio e com o tipo de item 04 - Produto acabado ou uma operação de entrada com o tipo item 04 - Produto acabado, essa informações estão incoerentes entre si.